Há 16 anos
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Introdução a Mapplethorpe
Conhecido como o documentarista da cena sadomasoquista gay, Robert Mapplethorpe percorreu um longo caminho até o submundo GLS mais radical. Mas foi na fotografia em que este se afirmou. Frequentador de bares taxados como infrequentáveis, era capaz de circular também na alta roda social. Admirador e utilizador da Pop Art, retratou em suas fotos seus contemporâneos, como Andy Warhol,David Hockney e Patti Smith, com quem teve uma relação conturbada: ambos eram bissexuais.
Mapplethorpe não era facilmente saciável. Em suas saídas, sempre voltava para casa com alguém e, caso este também não o satisfizesse, ele voltava aos bares e começava tudo de novo. Era louco em suas aventuras sexuais e tinha manias: usar caveira como símbolo, dormir em uma gaiola gigante, com lencóis pretos na cama.
Tudo isso adquiriu um aspecto mais trágico ao descobrir que tinha AIDS.E todas as suas vivências se refletiram de forma direta e sem pudores em sua arte, de uma tal maneira que muitos de seus trabalhos são impedidos até hoje de serem exibidos.
Mapplethorpe e o nú artístico
O fotógrafo Robert Mapplethorpe chocou o mundo com fortes registros fotográficos contra toda uma moralidade e intolerância da sociedade americana de sua época, ao retratar desde o começo dos anos 70, a sexualidade como foco principal de suas obras, se utilizando sempre de cenas sado masoquistas, poses eróticas (homossexuais ou não), sensualidade nítida de corpos masculinos e femininos, e até mesmo implicitamente através da fotografia de flores e arranjos florais que claramente remetiam ao sexualismo.Algumas de suas principais obras voltadas para o nu artístico são:
Mapplethorpe e o sexualismo implícito
Como citado no post anterior, temos conhecimento que Robert Mapplethorpe também se utilizava das formas e traços provenientes da natureza, flores e arranjos florais que remetiam ao sexo. Característica que havia se tornado o foco de suas obras no fim de sua carreira.
Algumas obras:
Mapplethorpe e o homossexualismo
O mais conhecido e talvez principal meio para expressão de todo o seu pensamento artístico, foi a crítica exagerada e totalmente agressiva em defesa e questionamento do homossexualismo, onde Robert chegou a retratar literalmente atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo, porém, em respeito aos possíveis visitantes desse blog, só estarei exemplificando as obras não tão chocantes:
O fim de Robert Mapplethorpe
Robert Mapplethorpe foi um dos aristas que mais causou polêmicas nos anos 80. Desde sua morte, suas fotografias foram varias vezes denunciadas no Senado Norte Americano, provocando processos e julgamentos em torno de obscenidade e pornografia.
Após sua morte, em 1989, aos 42 anos, e em consequência da AIDS, Robert teve seu último livro cassado, proibido, retirado de bibliotecas e centros culturais, criando uma das maiores e mais recentes controvérsias sobre a liberdade de expressão nos EUA.
Hoje, seu trabalho já pode ser visto em galerias e museus, mas sempre com certas restrições e uma clara censura...
Fontes:
www.youtube.com
www.photografy.net
www.masterrs-of-photography.com/
www.mapplethorpe.org
Acervo de imagens google
Blogs afins
Assinar:
Postagens (Atom)